O arroz pilaz é um arroz de especiarias, de aroma intenso e de sabor adocicado, muito popular no Médio Oriente, Ásia Central e do Sul, regiões dos Balcãs e do Cáucaso, África Oriental, América Latina, Caribe e Índia.
Tradicionalmente, a sua origem é atribuída aos turcos e aos persas. Uma das primeiras referências literárias ao arroz pilaf surge descrita nas histórias de Alexandre Magno. O prato tornou-se posteriormente conhecido na Macedónia e na Grécia. Os árabes, mais tarde, desenvolveram também a sua confecção, bem como os judeus e mais recentemente, os países da Ex União Soviética. Na cozinha hindú é um prato muito apreciado em ocasiões especiais, por ser de mais requintado e aromático.
Hoje em dia, um pouco por todo o mundo, a sua confecção é bastante conhecida e divulgada. É uma receita deliciosa para acompanhar legumes, que, a cada garfada nos leva a viajar até culturas exuberantes e coloridas, repletas de tradições milenares, de sensações vibrantes e inesquecíveis.
Os grãos de arroz são levemente salteados em azeite ou manteiga clarificada - ghee, com cebola, até ficarem translúcidos. As especiárias são adicionadas para enriquecer este prato tão simples e maravilhoso. Após a cozedura em água, os grãos ficam soltos e os nossos sentidos despertam serenamente do outro lado do mundo.
ARROZ PILAF EXÓTICO
INGREDIENTES
- 2 colheres de azeite
- 1 cebola picada
- 250 gramas de arroz basmati
- 1 pau de canela
- 3 sementes de anis-estrelado
- 3 frutos de cardomomo verde (esmagar e utilizar apenas as sementes)
- casca de 1 limão
- casca de 1 laranja
- 50 gramas de amêndoa laminada
- 50 gramas de pistachos picados e inteiros
- folhas de salsa
- folhas de coentros
PREPARAÇÃO
- Pré-aqueça o forno a 190 ºC
- Leve ao lume uma caçarola (tem de ser de material resistente ao forno) com o azeite e a cebola picada finamente. Deixe alourar.
- Adicione as especiarias, as cascas do limão e da laranja, um pouco de sal se desejar. Toste o arroz durante um ou dois minutos
- Adicione 500 ml de água quente e deixe ferver
- Retire a caçarola do lume, tape com o papel vegetal (faça um furo no meio, para deixar sair o vapor)
- Asse durante uns vinte minutos. Retire a caçarola do forno, deixe repousar uns minutos
- Toste as amêndoas. Retire o papel vegetal, adicione os frutos secos e por fim as ervas frescas picadas
- Acompanhe com legumes salteados ou caril de lentilhas, inspire-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário