domingo, 22 de fevereiro de 2015

Miso Love ♡



O miso surgiu recentemente na minha vida. Há alguns meses, senti uma enorme necessidade de alterar alguns dos meus hábitos quotidianos, procurando uma vida plenamente feliz, serena e de profundo bem estar físico e mental. Criei rotinas de vida saudável, e embora sempre tenha tentatado reger-me por um regime alimentar variado e cuidado, nem sempre as vivências e o ritmo frenético do dia-a-dia me permitiram ser focada, dedicada, motivada e determinada como o desejava. Por vezes deslizava no facilitismo de refeições rápidas e menos nutritivas, que me deixavam com fome e que me provocavam diversos sinais de mau-estar. Hoje sinto-me grata pelas maravilhosas descobertas que fui fazendo ao longo dos últimos meses e pelas belíssimas pessoas com as quais me tenho vindo a cruzar. São seres radiantes, repletos de luz e graciosidade, os quais me têm transmitido conhecimentos surpreendentes e fascinantes que são hoje um forte alicerce nesta busca de conhecimento pessoal. 

O miso foi amor. Como o yoga. Como o ashtanga vinyasa. Encontrei-o por acaso, enquanto pesquisava sobre alimentação macrobiótica. A macrobiótica também foi amor. Por ser mais do que alimentação,  por ser plenitude,  por ser um estilo de vida, uma "arte única que satisfaz os sentidos", por nos ajudar a "desenvolver o nosso potencial humano, ao seguir-mos as leis da natureza dum ponto de vista biológico, ecológico, social e espiritual". Um dia destes falarei sobre ela. 

O miso é utilizado no Oriente há séculos. Os japoneses referem que este alimento é um presente dos deuses para a humanidade. O miso é uma pasta fermentada, rica em sal marinho, feita a partir de feijões de soja e que adicionalmente pode conter outros cereais, como cevada ou arroz. A sua textura é pastosa e a cor varia entre o bege claro e o castanho escuro,  sendo o miso mais claro normalmente menos salgado e de sabor menos intenso que o escuro. Devido aos processos de fermentação que sofre, o miso contém bactérias ácido lácticas e fermentos vivos, extremamente benéficos para o equilíbrio da flora intestinal. Por conter enzimas não deve ferver.  Como tal, deve ser introduzido apenas no final da cozedura, após ser dissolvido em água quente.

Existem diferentes tipos de miso, consoante o cereal adicionado aos grãos de soja.

1 - Miso Hatcho: é uma extraordinária fonte de nutrientes concentrados, como aminoácidos,  vitaminas e minerais e uma óptima fonte de proteína, contendo 80% mais proteína (21%) e 20-25% menos sal que os outros tipos de miso. É baixo em calorias e gordura e possui cinco vezes mais fibra que a mesma quantidade de aipo. É a variedade com o sabor mais intenso e a textura mais densa e o menor conteúdo de hidratos de carbono (14%) e água (40%).

2- Miso Mugi: o melhor para uso diário,  mais frequente e mais fácil de encontrar, trata-se de uma combinação de soja com cevada. Possui um sabor adocicado e quente e um teor de proteína de 13%.

3- Miso Genmai: feito com soja e arroz integral, doce ao paladar, apresenta uma textura mais delicada e uma coloração mais clara.

O miso, delicioso e versátil, é um excelente condimento  que pode ser utilizado em variados pratos, nomeadamente sopas, vegetais estufados, cereais e leguminosas e na confecção de sofa e tofu. Por ser salgado, deve ser utilizado com moderação por quem sofre de hipertensão arterial.

O miso sofre normalmente um longo processo de fermentação láctica, entre 6 e 36 meses. O fermento utilizado é geralmente o koji, inoculado com Aspergillus oryzae. São inúmeros os benefícios de este puré de consistência amanteigada, considerado por muitos um dos alimentos mais saudáveis do mundo.

1 - Auxilia a digestão: é desintoxicante e uma importante fonte de proteínas,  enzimas e vitamina B12 (esta última controversa), auxiliando a regeneração da flora intestinal. Funciona como probiótico, graças às bactérias vivas que contém, melhorando a absorção de nutrientes e a imunidade.

2 - Ajuda a manter a memória e a estimular o cérebro: estudos de investigadores da Universidade de Nagoya, revelaram que o miso estimula neurónios sensoriais na pele e no estômago, aumentando o factor de crescimento semelhante à insulina 1 no hipocampo, importante para manter as funções cognitivas.

3 - Ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a saúde do cabelo e das unhas: a substância que o miso produz no corpo aumenta a quantidade de colagéneo, e o suor, que hidrata e rejuvenesce a pele.

4 - Ajuda a prevenir a morte celular resultante da radiação: após as bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, muitos dos que socorreram as vítimas não sofreram os efeitos da radiação, muito provavelmente devido ao consumo de misoshuri, a famosa sopa de miso. Após o acidente nuclear de Chernobyl, o miso foi importado para a Rússia como forma de prevenção.

5 - Previne o aparecimento de arterosclerose e outras doenças cardiovasculares: o miso é rico em esteróis vegetais, que competem nível orgânico com o colesterol,  o qual não será absorvido e será eliminado.

6 - Limpa os pulmões.

7 - Acrescenta energia yang ao organismo: calor, concentração e actividade.

8 - Excelente efeito sobre feridas, cortes e picadas de insectos e queimaduras.

9 - Rico em isoflovanos: suprem a função dos estrogénios durante a menopausa e ajudam a prevenir a osteoporose.

10 - Previne o aparecimento de cancro: várias investigações revelam menor incidência de alguns tipos de tumores em populações que consomem frequentemente miso.


1 comentário: